Receita da Malú

… receita do meu muffin de banana com cobertura de brigadeiro.

Como já disse em um post anterior, eu amo cozinhar. Acho que uma das sensações mais prazerosas do mundo é justamente cozinhar para pessoas importantes para você, pessoas que você ama. Quando elas gostam do que você fez aí isso se torna ainda mais incrível.

Meu irmão mais novo, o Carlos, desde o começo do ano, estava me pedindo para fazer “alguma coisa doce” para ele, mas com as provas e vários outros compromissos fora da escola eu não tinha tempo livre. Hoje, finalmente, decidi fazer essa tal “coisa doce”: muffin de banana com cobertura de brigadeiro, e vou compartilhar a receita aqui com vocês! Já testei e adaptei várias outras, mas essa foi a que ele, e eu, mais gostamos.


Ingredientes:

Massa

– 1 1/2 xícaras de chá de açúcar

– 3 xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

– 3 ovos inteiros

– 3 xícaras de banana (bem) amassada (eu usei banana nanica, mas pode ser a prata também)

– 1 xícara de chá de óleo

– 1 colher de sopa (rasa) de essência de baunilha

– 1 barra de chocolate meio amargo

Cobertura (brigadeiro)

– 1 lata de leite condensado

– 2 colheres de sopa de chocolate em pó

– 1 colher de sopa (rasa) de manteiga

Preparo da massa:

Peneire, em um recipiente, a farinha de trigo, o açúcar e o bicarbonato de sódio.

Acrescente os ovos, o óleo e as bananas amassadas e mexa tudo com uma colher de pau. Adicione a essência de baunilha e misture levemente.

Coloque a massa em uma forma untada com vários ‘buracos’, própria para muffin, ou em forminhas (lembre-se de deixar um dedo da forma sem massa, porque ela vai crescer. Se estiver muito cheia, transbordará). Por último, coloque um quadradinho de chocolate meio-amargo no meio de cada (futuro) bolinho.

Leve ao forno, pré-aquecido a 210ºC, de 20 a 25 minutos.

Obs: bata todos os ingredientes à mão, na batedeira a massa fica muito líquida e vaza da forminha quando assar e crescer no forno.

Preparo do brigadeiro:

(não sei se é necessário explicar, mas algumas pessoas não sabem fazer né, hahah)

Derreta a manteiga na panela e acrescente o chocolate em pó e o leite condensado. Mexa tudo, em fogo baixo, até que o brigadeiro se ‘solte’ do fundo da panela sozinho quando esta for inclinada.

Reserve, deixe esfriar e depois é só colocar um pouquinho em cima de cada bolinho.


Espero que vocês gostem!

IMG_1317

IMG_1335

IMG_1311

-malú

Deixe um comentário